Puros de Coração

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.” Mateus 5:8

De acordo com o dicionário Strong, o significado de puro é: “limpo; purificado pelo fogo; semelhante a uma videira purificada pela poda e ajustada para frutificar; algo que não transmite imundícia; livre do desejo corrupto; livre de toda mistura do que é falso, o que é sincero e genuíno.”

Todos nós que amamos ao Senhor temos o intenso desejo de vê-lo, contemplá-lo face a face. Ansiamos por ter cada dia mais sua presença manifesta em nosso interior.  Deus sendo santo é necessário termos uma postura perante Ele, buscarmos um estilo de vida que atraia Seu olhar para nós. Quero adentrar um pouco mais nessa descrição sobre o que é ter um coração puro!

Limpo

Portanto, purifica-me com hissopo e ficarei limpo; lava-me e mais branco do que a neve serei.”        Salmo 51:7

O sangue de Jesus nos torna perfeitamente limpos perante Sua presença. Somos “lavados” interiormente através de uma sincera confissão dos nossos pecados, reconhecimento do que somos e até do que não somos. A confissão nos faz cada vez mais “brancos” (sem manchas e sem máculas).

Purificado pelo fogo

Pois Tu, oh Deus, nos puseste a prova, purificaste-nos como se purifica a prata.” Salmos 66:10

O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o Senhor que revela quem as pessoas realmente são.” Provérbios 17:3

Todos os metais preciosos são submetidos a um processo de purificação. Isso acontece porque o metal no seu estado natural esta misturado com todo tipo de impurezas minerais. Por essa razão, ele passa por um intenso processo de aquecimento. O calor produzido pelo fogo separa o que é verdadeiro do que é falso, deixando apenas a prata e o ouro no seu estado bruto. Da mesma forma acontece conosco! Provações, dificuldades, lutas nos levam a ter cada vez mas um caráter refinado. O fogo que Deus permite na nossa vida não é para nos destruir, mas sim para fazer de nós pessoas melhores.

Semelhante a uma videira purificada pela poda e ajustada para frutificar

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Todo ramo que, estando em mim, não  fruto, Ele retira; e todo que  fruto, Ele limpa, para que  mais fruto ainda.”  João 15:1,2

Nós fomos criados para dar frutos. Assim como uma videira precisa passar pela poda para se tornar mais forte e produtiva, o Senhor realiza esse processo em  nosso interior. A poda muitas vezes é dolorosa, pode envolver renúncias, troca de valores e mudanças… Porém, quando os frutos vierem teremos a convicção de que valeu a pena!

Não trasmite imundícia

Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santifição.” I Tessalonicensses 4:7

Vivemos num mundo onde a imoralidade é comum, o pecado não incomoda, a maldade não étão ruim assim”. Relativizamos os valores e princípios que Deus nos deu em Sua Palavra e isso nos distancia de uma vida santa. Deus nos chama para vivermos uma vida diferente do que é impuro, e isso é um estilo de vida que vai contra o que “a maioria esta fazendo.” É uma constante escolha pelo que é correto.

Livre do desejo corrupto, do pecado e da culpa

Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis.” Galatas 5:17

Nós nascemos com uma inclinação natural para o pecado. Ao nos aproximarmos de Deus de forma diária e constante, nasce no nosso coração uma vontade de repudiar tudo aquilo que nos separa da Sua presença. Nossos desejos naturais são trocados, a acusação e a culpa são levados embora. Isso gera um estado de “leveza interior”. Uma vida de confissão constante nos faz permanecer nesse lugar.

Livre de toda a mistura do que é falso, o que é sincero e genuino

Quem pode subir ao monte do Senhor? Quem pode ficar de pé no seu santo lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, e não se entrega a mentira, nem age com falsidade.” Salmo 24:4

Davi foi chamado de “o homem segundo o coração de Deus.” Isso não se deve ao fato de ele não ter  cometido pecado, mas sim pela sinceridade do seu interior. Sinceridade de coração é se “despir” interiormente diante de Deus, mostrar a sujeira que habita em nós sem reservas, sem ocultar nada. Creio que nossa dificuldade é se Deus i nos condenar ao admitirmos nossas fraquezas e limitações. Mas a Palavra nos promete: “Portanto, acheguemo-nos com toda a confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e encontremos o poder que nos socorre no momento da necessidade.” Hebreus 4:16

Somos aceitos totalmente por Ele! A confiança nisso é libertadora, gera uma motivação de estar diante de um Pai amoroso que não esta sempre pronto a julgar, mas sim a perdoar e nos dar uma chance nova de recomeçar sempre que precisamos.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
Salmos 51:10-12

Musica: Salmo 51 – Clique aqui para ouvir

Corações puros tem o poder de manifestar a presença de Deus!

Corações puros, amorosos e livres da maldade podem obter a resposta as suas súplicas!

 

One Comment Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.