O Vidente e a Tenda de Davi

tornarei a levantar a tenda de Davi, que está caída, e repararei os seus lugares quebrados, restaurarei as suas ruínas, e a edificarei como nos dias da antiguidade”

Amós 9.11

O Senhor afirmou que iria levantar a tenda de Davi” 1. Atualmente, muito tem sido falado sobre a tenda de Davi. Cada vez mais os cristãos estão compreendendo o que significa restaurar a tenda de Davi e estão contribuindo com o Senhor neste estabelecimento do local de adoração e oração na Terra. A ênfase em relação a essa realidade é fruto daquilo que o próprio Senhor está fazendo. Deus mesmo está levantando a tenda e isto é maravilhoso!

Antes do retorno de Cristo, a essência do coração de Davi, que é gratidão, quebrantamento, pureza, amor e devoção, fluirá do coração dos filhos de Deus. A glória do Pai se manifestará abertamente no Corpo de Seu Filho Yeshua, na Igreja, que avançará com a ousadia e intensidade do Leão de Judá! Aba. E, Maranata.

Não há como impedir o agir do glorioso Espírito Santo nestes dias. Ele está sendo derramado sobre toda carne, os filhos e as filhas estão profetizando, os velhos estão sonhando e os jovens estão recebendo visões 2. O caminho do Senhor está sendo preparado e uma voz está clamando no deserto 3.

Cada cristão deve alinhar-se com Cristo. Não há tempo a perder. Este é o tempo da restauração de todas as coisas 4. Os Céus e a Terra serão mais uma vez abalados e tudo aquilo que é removível será removido, e tudo aquilo que é permanente, permanecerá 5. O nosso Deus é um fogo consumidor 6.

Como disse Malaquias: “De repente virá ao seu templo o Senhor, a quem buscais, o mensageiro da aliança, a quem desejais; ele vem, diz o Senhor dos Exércitos. Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros” 7.

A Tenda de Davi

Nos tempos de Davi, algo muito especial aconteceu: os homens atenderam ao chamado de Deus para a devoção. Trouxeram à Jerusalém a Arca da Aliança e a colocaram “no meio da tenda que Davi lhe tinha armado” 8. Ali, os sacerdotes, levitas e o povo adoravam a Deus e oravam continuamente – de dia e de noite.

Por mais de três décadas, durante 24 horas por dia, havia adoração e intercessão em Jerusalém. Os ministros se revezavam em turnos contínuos de devoção e paixão pelo Senhor. Neste ambiente divino, atuavam sacerdotes, profetas, o rei e o povo, e unanimemente o Senhor era invocado sobre Israel.

É difícil calcular os frutos que foram produzidos em todas as nações por causa dessa atividade espiritual. O que acontecia naquela tenda foi gravado no coração do Senhor, e muitos anos depois, Ele faz menção daquele lugar e diz que o levantaria novamente 9.

Como resultado desta restauração a “ceifa continuará até o tempo de arar” 10. Ou seja, uma colheita extraordinária acontecerá, o que inclui muitas almas vindo para o Reino de Deus. Essa colheita começou em Pentecostes 11 e seguirá para os seus melhores dias no fim dos tempos. Os montes “destilarão vinho novo” 12, ou seja, o Espírito Santo será manifestado abundantemente, esse será um resultado da Nova Aliança que Jesus estabeleceu no Seu sangue. O odre novo comportará o vinho novo de Deus 13.

Por fim, o texto de Amós diz: “trarei de volta Israel” 14. O Senhor cumprirá Sua promessa, dando a Israel sua possessão e trazendo seus filhos de todas as nações por onde foram espalhados. Habitarão em sua própria casa!

O Início da Tenda

É interessante que em Apocalipse 15, João vê um local onde havia adoração contínua, dia e noite. Como na tenda de Davi, o Senhor estava sendo adorado continuamente. Será que os seres viventes, anjos e anciãos que João vê adorando ao Senhor haviam se inspirado na tenda de Davi?

Obviamente que não.

O que João vê é a realidade natural do Céu. O Senhor está sendo adorado continuamente pelos séculos dos séculos, inclusive agora e muito antes da fundação do mundo. Davi, na verdade, é quem se inspirou no Céu! Ele traz à Terra a realidade do Céu.

Como ele fez isso?

Ao estudarmos o início da tenda, descobriremos que Davi não a projetou sozinho. Ele o fez em parceria com os profetas. 2 Crônicas 29.25 demonstra isso: “Pôs os levitas na casa do Senhor com címbalos, alaúdes e harpas, conforme a ordem de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; está ordem viera do Senhor, por meio de seus profetas”.

Os profetas foram parte integrante da fundação da tenda de Davi! Estavam ao lado de Davi, trazendo discernimento e compreensão sobre a vontade divina para aquele propósito e moldando a maneira ou o modo como o serviço de adoração seria realizado. Eles foram homens de revelação, que apontaram para uma realidade celestial e a reproduziram.

O vidente Gade foi essencial nesse processo, expressando a realidade ao redor do Trono de Deus e transmitindo sua compreensão espiritual a seus companheiros de trabalho, de maneira que arquitetassem o serviço publico de adoração da forma do Senhor. Eles realmente conseguiram iniciar algo impressionante, que uniria a adoração do verdadeiro tabernáculo, o Céu 16, com a adoração prestada pelos homens em uma tenda, a tenda de Davi.

Asafe, o Vidente

Após o início das atividades na tenda de Davi, o rei “deixou Asafe e seus irmãos diante da arca da aliança do Senhor para ministrarem ali continuamente” 17. O salmista Asafe é, portanto, um personagem muito importante no contexto da tenda. Quem era este homem? Será que havia uma razão especifica para ele ser colocado em posição de tamanho destaque na tenda? Sim, existem algumas razões, vamos procurar entende-las a seguir.

Asafe era um levita 18, um cantor e instrumentista 19 e também profetizava 20. Até aqui muitos sabem, porém poucos sabem que Asafe era também um vidente! Em 2 Crônicas 29.30 está escrito: “Disse o rei Ezequias, e os príncipes, aos levitas que louvassem ao Senhor com as palavras de Davi e de Asafe, o vidente”.

Além de fazer parte da linhagem levítica, Asafe estava capacitado pelo Senhor para o canto, para tocar instrumentos, para profetizar e para receber revelações visuais, como um vidente do Altíssimo. O escolhido para ser “chefe” 21 daqueles que ministravam diante da arca foi revestido com o Espírito de Deus para permanecer diante Dele e apresentar um culto afinado com o Céu.

Asafe poderia conduzir as reuniões de maneira que o Espírito da Profecia vinha àquele ambiente. Este ministro cantava as palavras do Senhor e expunha as revelações que estava recebendo em suas composições, que eram verdadeiras profecias. Não é de se admirar que diversos salmos tenham sido escritos por ele, alguns descrevendo inclusive a crucificação de Cristo 22.

Aqueles que vinham buscar o Senhor na tenda de Davi seriam expostos a um serviço de adoração extremamente sobrenatural, podendo experimentar um ambiente espiritual ungido! Nesse ambiente a profecia, as visões e a manifestação de Deus aconteciam.

O Vidente e a Restauração da Tenda

E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, e com alaúdes, e com saltérios” 23

Além de Asafe, outros videntes estiveram envolvidos com o serviço de adoração nos tempos de Davi. Hemã e Jedutum, ambos videntes, foram também colocados para profetizarem com seus instrumentos! A participação de Gade, de Asafe, de Hemã e de Jedutum deixa claro sobre a importância do ministério de vidente na restauração da adoração e da oração. Por meio desses homens e mulheres, dotados com a capacidade sobrenatural de ver, o Corpo de Cristo, hoje, poderá se alinhar com o Trono de Deus.

Os videntes, nestes últimos tempos, atuarão na restauração da adoração e oração na Igreja. Além de trazerem maior revelação acerca dessas realidades eles também se moverão de maneira que o Espírito da Profecia venha sobre a Noiva, testemunhando sobre Jesus, para que ela O adore com paixão e pureza.

E eu lancei-me a seus pés para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que tem o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia” 24

Renato Pastene – Extraido do Livro – O Vidente

Voce pode adquirir o livro completo pelo link: http://ministeriotorredevigia.wordpress.com/store

1 Amós 9.11

2 Joel 2.28

3 Isaías 40.3

4 Atos 3.21

5 Ageu 2.6; Hebreus 12.26-28

6 Hebreus 12.29

7 Malaquias 3.1-2

8 1 Crônicas 16.1

9 Amós 9.11

10 Amós 9.13

11 Atos 2

12 Amos 9.13

13 Mateus 9.17

14 Amos 9.14-15

15 Apocalipse 4

16 Hebreus 8.1-2

17 1 Crônicas 16.37

18 1 Crônicas 15.17

19 1 Crônicas 15.19

20 1 Crônicas 25.2

21 1 Crônicas 16.5

22 Salmo 22, por exemplo.

23 1 Crônicas 25.1

24 Apocalipse 19.10

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.